Quebra-Nozes
Este é o resultado dos bonecos que desenhei e preparei para a loja Óbidos Patrimonium. O que se pretendia era reproduzir as personagens da peça da Vila Natal, o Quebra-Nozes, uma história onde existem soldados que dançam e fadas de açucar que habitam na Terra dos Doces!
Escrito em 1816 por Ernest Hoffmann, um compositor, escritor e autor alemão do período do Romantismo. O escritor viveu no poderoso estado alemão da Prússia durante as Guerras Napoleónicas (1799-1815). Nesta história, Hoffmann descreve-nos o mundo infantil de magia e fantasia que ele utiliza para iluminar a austeridade da realidade.
Os acontecimentos ocorridos no lar da família Stahlbaum na noite de Natal transformam-se numa maravilhosa aventura para uma menina, a Clara...
Os acontecimentos ocorridos no lar da família Stahlbaum na noite de Natal transformam-se numa maravilhosa aventura para uma menina, a Clara...
Abílio de Mattos e Silva
De Óbidos ficou por falar de uma exposição que me motivou particularmente. Abílio de Mattos e Silva dá nome ao Museu Abílio, que apresenta um variado espólio do trabalho criativo do artista, em diferentes etapas da sua vida.
O seu trabalho percorreu diferentes artes como Pintura, Desenho, Ilustração, Obra Gráfica, Cenografia e Figurinos.
Sem desvalorizar qualquer uma delas, aquela que me suscitou maior interesse, foi sem dúvida, as várias ilustrações de figurinos absolutamente inspiradores, até porque, mais do que um estudo de época, são fruto da sua imaginação pessoal, combinando diferentes épocas num só desenho.
A exposição apresenta assim, um vasto conjunto desenhado cheio de invenção e bom gosto!
Na imagem, ilustrações de:
A Fera Amansada de William Shakespeare
Teatro Monumental, 1952
Colecção Museu Nacional do Teatro
Menina estás à janela...
Esta é uma das peças que está em fase de crescimento, mas que já há muito tempo queria nascer! O cavalete onde tirei a fotografia, é uma peça com grande carga afectiva para mim, na medida que me foi oferecido por uma pintora que muito admiro, Emília Carvalho. A janela da fotografia inferior faz parte de Óbidos.
Japoneses
Depois de vários dias sem aparecer por aqui, eis que aparece uma peça nova, com um reforço na base mas ainda sujeito a vários desenhos e experiências no processo conceptual.
O tecido é japonês e a inspiração vem de vários dias passados a descansar e ao mesmo tempo, sem dar por isso, a criar peças novas ao longo de um fio condutor chamado sonho... sonhos esses que eu espero concretizar!
Como disse Katty Xiomara, "há situações de armazenamento criativo, que vão acontecendo todos os dias e se calhar os mais propícios são quando estamos a descansar."
Dos dias Medievais...
de Castro Marim, trouxe várias experiências para somar a todos os que fizeram parte deste Verão. Gostei em particular do ambiente muito à época que se vivia no castelo, bem como, da iniciativa de todos os anos desenvolverem novos desenhos para as personagens mais significativas e assim divulgarem o evento, construindo uma ideia muito forte de imagem!
Aceitam um chá?
Sugiro o último que a Joana nos ofereceu, cuja composição é absolutamente deliciosa, são pedaços de maçã, botões de hibiscus, rooibos, pedaços de ananás, pedaços de gengibre, canela e raspa de laranja, uma mistura de aromas e cor muito agradáveis!
O chá inclui um lanche buffet à história de panos, com mini tartes e bolos variados, sendo que os ingredientes, deixo à vossa imaginação :)
Bom apetite!
(Estas são algumas das peças que estou a preparar, cujo resultado final vai ser surpresa por mais alguns dias, eu diria, longos dias :))
Vinte e seis
Brincos para princesas
Esta semana foi passada na companhia de muitas princesas em fase de conclusão. Com elas e para elas, imensos novelos de lã, que são um consolo para os meus olhos e que eu mesma preparei. Não faltaram também brinquedos de meninas e feltros variados, para a composição dos brincos das princesas.
Bom fim de semana e até breve!
Bom fim de semana e até breve!
Em resposta
Há alguns dias atrás, um grupo de alunos do 12.º ano da Escola Secundária Júlio Dinis de Ovar, pediu a minha colaboração para uma "feirinha" de artesanato urbano que estão a organizar e que vai ter lugar no Jardim Caster em Ovar, durante o dia 5 de Abril.
Esta iniciativa surge no âmbito da disciplina de área de projecto e, dá-se pelo nome, NovOlhar.
O Helder, a Joana, o Pedro e a Suzi, têm procurado tomar conhecimento e contacto mais directo com o "mundo" dos invisuais, sendo que, no dia 5 de Abril, para além da "feirinha" de artesanato, onde se pretende angariar fundos para a aquisição de um equipamento em braille para uma colega invisual, vai estar a decorrer também uma sessão de sensibilização, ou seja, vão estar presentes várias pessoas cegas que vão dar testemunho das suas experiências de vida.
Depois de oferecer várias peças, resta-me desejar que tudo corra pelo melhor.
Ao grupo, os meus parabéns!
"... o essencial é invisível para os olhos..." , in o Principezinho, Saint-Exupéry
Ovos de Páscoa
Os ovos, foram uma encomenda especial, para fazerem companhia às bonecas que foram para a Taccuino papelaria. Obrigada Alexandra!
Com ar de Primavera
Subscrever:
Mensagens (Atom)